Saiba como escolher uma joia perfeita sem gastar muito

blank

Escolher uma joia perfeita que tenha um preço bom não é uma missão tão impossível assim. É preciso avaliar o brilho, a qualidade, a maleabilidade e os quilates da joia antes de comprar, mas com um pouquinho de pesquisa e boas dicas, dá para encontrar a peça certa sem pesar no bolso.

Neste post você aprenderá como garimpar bem e levar para casa uma joia de qualidade e perfeita para o seu estilo. Seja para presente ou para você, tenha certeza que a decisão vai ficar muito mais fácil depois de ler esse post. Confira!

De olho nos quilates

Quilate é uma medida que diz respeito à pureza dos metais e é geralmente representado pela letra K. Uma joia de 24K — seja ela em ouro, prata ou outro metal — é a mais próxima da pureza que você vai encontrar (lembrando que nas joias não existe metal 100% puro). Agora que você já sabe o que é quilate, pode passar para o segundo passo.

Ouro puro? 

Na teoria, o ouro 24K é o mais puro, mas não é o mais adequado para a fabricação de joias. Ele é muito macio e não é muito recomendável para o dia a dia porque pode deformar com facilidade. Dessa forma, você já ganha pontos ao escolher uma joia de material um pouco mais resistente como o Ouro 18k 750, que é uma peça de ouro misturada com cobre ou prata. Quando mais puro o ouro for, mais caro e menos durável ele será — e se bom preço é o que você procura, ele certamente não vai valer a pena.

Atenção para o brilho

Você prefere uma joia reluzente? Então procure as com classificação mais elevada de quilates (mas não tão próximas da pureza extrema pela pouca resistência que citamos acima). As peças com 10k ou 14k não possuem muito brilho porque a quantidade de ouro é menor. As joias de 18k costumam ser mais brilhantes, mas fique atenta as variações de preços entre 10k, 14k e 18k!

Priorize uma peça

Anel, colar, brinco, pulseira, são tantas as opções! Você pode até optar por um conjunto para ver se consegue um bom preço com o vendedor, mas se a intenção é presentear, preste atenção no que a pessoa mais usa e escolha esse tipo de peça apenas.

Se for para você mesma, use como critério a sua caixinha de joias e se pergunte o que está faltando nela. Faltam brincos? Pesquise o preço de brincos. Faltam colares? Pesquise o preço de colares. Restringir sua busca vai te ajudar a manter o foco e evitar a tentação de comprar peças que você nem precisa.

Pesquise preços na internet

Há várias marcas e vendedores de joias e semijoias pela internet. Você pode começar a procurar em vários sites e blogs as referências e comentários de clientes, por exemplo. A maior vantagem da internet é poder ter a dimensão do comprometimento da marca, da qualidade dos produtos e principalmente ter certeza que o barato não vai sair caro. Há sites que comparam o preço de um único acessório, apontando qual loja tem o melhor custo-benefício para o cliente.

Pesquise sempre os depoimentos de quem já adquiriu uma joia, principalmente se você for negociar direto com um vendedor. A dica é para comprar joias pela internet é procurar sites confiáveis, com certificados de segurança em dia e boas ofertas. Com um pouco de paciência e foco, você não vai demorar a encontrar a joia perfeita sem precisar gastar muito!

E então, já escolheu a peça que você vai procurar para sua próxima compra? Ainda tem dúvidas sobre como comprar joias e semijoias? Deixe um comentário aqui no blog e conte pra gente!

Deixe um comentário