5 mitos sobre o uso e conservação das joias

blank

O povo brasileiro é apaixonado por joias e, por isso mesmo, cuida delas com todo afinco e amor. Por serem itens de alto valor e serem feitas de materiais nobres, elas também são delicadas e precisam mesmo de toda nossa atenção. Mas é exatamente nessa hora que muita gente fica sem saber como cuidar e conservar bem suas peças, e alguns mitos acabam surgindo.

Quem nunca ouviu falar em passar pasta de dentes na joia para limpá-la ou que o sol danifica as alianças? São muitas histórias pouco verdadeiras sobre o tema, que acabam confundindo e podem, até mesmo, danificar seus acessórios. Quer descobrir quais são os mitos sobre o uso e conservação das joias? Confira!

Pasta de dentes deixa a aliança mais brilhante

Esse talvez seja o mito mais comum sobre o cuidado com as joias. A cultura popular nos diz que a pasta de dentes ajuda a limpar e devolver o brilho às peças, mas a verdade é que ela não é um polidor e não traz os resultados que esperamos. Para isso, devemos procurar uma joalheria ou um ourives, que usará produtos de qualidade e específicos para limpeza e polimento da joia, além de da técnica do ultrassom para remover todas as impurezas.

Anéis com pedras devem ser limpos com flanelas

Esse é um erro que muitos donos de joias cometem — e muitas vezes até mesmo as lojas especializadas. É altamente recomendável evitar tecidos, de qualquer tipo que sejam, pois em anéis com pedras os fios podem ficar presos nas garras da cravação dos brilhantes.

A prática ideal é bem simples: ou limpe com papel higiênico, que mesmo se prender sai facilmente com um pouco de água ou leve numa joalheria ou ourives de confiança e solicite uma limpeza.

Podemos lavar as mãos com aliança

Não é que não se possa fazer isso, mas sempre que puder tirar a aliança para esse processo, faça. Além de ajudar a preservar a joia, isso evita um problema muito comum: a dermatite de contato. Ela ocorre porque as curvas e os cravejados do anel podem acumular sabão, cremes ou qualquer outro resíduo, causando alergia na pele. Além de ser mais higiênico, essa boa prática evita o acúmulo de impurezas tão comuns do dia a dia. Portanto, quando for lavar as mãos, lembre-se de tirar a aliança!

O sol pode comprometer a minha aliança

Quem nunca ouviu que deveria tirar a aliança ou uma joia ao ficar exposto ao sol? Para muitas pessoas isso até faria sentido, mas a verdade é que esse é mais um mito urbano sobre esses preciosos itens. O sol não tem a capacidade de alterar a qualidade do ouro, tampouco das pedras preciosas. No entanto, é importante lembrar: a água e suor podem contribuir para os anéis e brincos escorregarem da pele e você pode perdê-los.

Tirar a aliança para fazer exercícios é bobeira

É mais comum do que se imagina ocorrerem acidentes em traves, ganchos e até equipamentos de musculação. O anel pode ficar preso e lesões graves podem ocorrer, além de danificarem ou até inutilizarem a joia. Além disso, o inchaço dos dedos na hora do exercício pode ser um problema e a aliança pode até dificultar a circulação do sangue.

Esses são alguns dos mitos mais comuns no mundo das joias. A verdade é que se amamos esses objetos, devemos ter com eles os devidos cuidados. Sempre que precisar, procure ajuda especializada e mantenha seus preciosos bens a salvo.

Como você faz para preservar suas joias? Já acreditou em algum desses mitos que listamos aqui? Conhece outros? Conte pra gente!

Deixe um comentário